CHAVE OURO: Sábado tem futsal na telinha


KARATÊ: Mourãoense conquistam medalhas em Curitiba

A equipe de karate de Campo Mourão, comandada pelo técnico Carlos Cesar de Souza (3º DAN), conquistou 24 medalhas no Campeonato Estadual, realizado no último final de semana, em Curitiba. O selecionado local foi composto por 22 atletas, distribuídos nas categorias infantil, cadete, junior, sub-21 e sênior, nas categorias kata (luta imaginária) e kumite (luta por pontos).
A competição, organizada pelo professor Gilmarcos de Bastos (6º DAN), da Associação Força e Persistência e supervisionada pela Federação Paranaense de Karate Oficial, presidida pelo professor Aldo Lubes (3º DAN), terá sua próxima fase realizada nos dias 11 e 12 de maio, onde os resultados servirão de base para a formação da Seleção Paranaense que participará da disputa do Campeonato Brasileiro, no mês de junho, em Joinville (Santa Catarina).
Resultados – Os resultados mourãoenses foram os seguintes: Alexsandra Ribeiro Resnik (1º lugar no kumite e 3º lugar no kata); Amanda Mayara Silva Alves (1º lugar no kata e 2º lugar no kumite); Ana Caroline de Santana de Moura (1º lugar no kumite e 2º no kata); Bruna Alessandra Oliveira (2º lugar no kata); Bruno Lima da Silva (3º lugar no kata); Cesar Adão Martins (1º lugar no kumite e 3º lugar no kata); Eros Dias Gonçalves (2º lugar no kumite); Geovanna Nunes Bilardo (1º lugar no kata e 2º lugar no kumite); Hericles Roberto Schepanski Petenusso (2º lugar no kata e 2º lugar no kumite); Justino Nunes Junior (1º lugar no kata); Marcos Vinicius de Quadros (2º lugar no kumite e 3º lugar no kata); Matheus dos Santos Pereira (3º lugar no kumite); Odair Arcanjo dos Santos (2º lugar no kata e 3º lugar no kumite); Walisson de Souza (1º lugar no kata e 1º lugar no kumite); Werner Schumann Jr (3º lugar no kumite). Participaram ainda os atletas Aldair Grechuk da Conceição, Alexandre Kenzo Tanaka Ozima, Joao Victor de Barros Ferraz, Lucas Thierry Jeronimo, Rodrigo Roder e Valdir Arcanjo dos Santos.

FUTSAL: Campo Mourão se prepara para estréia no Lar Paraná

A semana começou com muito trabalho para a Lojas LM/Casali/Campo Mourão/Fecam. Já concentrado para o próximo compromisso, a equipe realizou um trabalho de avaliação física com o preparador Eberton de Souza na segunda pela manhã e a tarde, trabalho físico, intercalado com tático. E nesta terça-feira (feriado em Campo Mourão) os treinos acontecem normalmente em dois períodos: às 09h00 no ginásio da Vila Urupês e às 17h00 no Lar Paraná.
 A vitória na estréia sobre o Foz Cataratas por 4 a 2 na última sexta-feira trouxe mais entusiasmo e, sobretudo, maior responsabilidade para o grupo mourãoense, que no sábado próximo (23) recebe a forte equipe do Keima Futsal, de Ponta Grosso, a partir das 20h00 no ginásio Valternei de Oliveira, o Lar Paraná, em Campo Mourão.
Ala/Fixo Piliu
 Será a estréia em casa da Lojas LM/Casali/Campo Mourão/Fecam, que até o momento está invicto na temporada, se somados os jogos amistosos (2 a 1 contra Maringá e 1 a 1 contra Paranavaí) e a estréia oficial contra Foz.
 E se o clima já era bom, o resultado positivo logo na primeira rodada deixou o ambiente ainda melhor. “Fizemos um ótimo jogo e graças a Deus conquistamos um resultado importantíssimo. Agora é trabalhar duro nessa semana, para no sábado tentarmos mais uma vitória sobre o Ponto Grossa, que é uma equipe muito forte e bem preparada”, declara o ala/fixo Piliu, um dos mais experientes do elenco da ACMF, autor de um dos quatros gols da equipe em Foz do Iguaçu.

HANDEBOL: Mourãoense é chamado para disputar Pan-Americano



O Estado do Paraná conta com dois atletas na Seleção Brasileira de Handebol que participa do Campeonato Pa-Americano Júnior, desta segunda-feira (18) até o domingo (24), em Mar del Plata, na Argentina. Trata-se do armador esquerdo Tiago Pereira dos Santos, da Fecam/Campo Mourão, chamado no fim de semana. Ele ocupa a vaga do lesionado Leonardo Felipe Sampaio, do Pinheiros/SP.
Além de Santos, na semana passada o técnico da Seleção Brasileira adulta e que comanda a equipe júnior, o espanhol Jordi Ribera, havia convocado o londrinense Diego Aquino do Lago, da Unopar/FEL/Sercomtel/Londrina.
Desta maneira, a delegação brasileira tem quatro paranaenses: Décio Calegari, na supervisão e Vitor Martinz, diretor de Seleções da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).
O primeiro jogo da seleção será diante do Paraguai, nesta segunda-feira (18), a partir das 17h30. Porto Rico, na terça-feira (19) será o segundo adversário. Na quinta-feira (21) a terceira apresentação terá a Venezuela como rival, e no último jogo, na sexta-feira (22), o confronto será diante do Canadá.
PROGRAMAÇÃO
Jogos do Brasil
Segunda-feira (18)
17h30: Brasil x Paraguai
Terça-feira (19)
18h: Brasil x Porto Rico
Quinta-feira (21)
18h: Brasil x Venezuela
Sexta-feira (22)
18h: Brasil x Canadá
Sábado (23)
Semifinais
Domingo (24)
Disputas de primeiro e terceiro lugares

TORNEIO: Agrônomos preparam torneio e costelão

Muitos voluntários colaboram no evento
A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão (AEACM) promove no próximo dia 7 de abril, em sua sede social, o 21º Torneio de futebol suíço com costelão. O evento, que já é tradicional, tem caráter beneficente e parte da renda será destinada ao Lar da Dona Jacira, Casa de Apoio aos Doentes de Câncer e a Comunidade Terapêutica Redenção (CTR).
Categorias - O Torneião dos Agrônomos será realizado a partir das oito horas da manhã em dois campos da AEACM. Segundo o diretor de Esportes da entidade, Oderlando Katsumi Maeda, a categoria Veterano terá a participação de 12 times, que deverão manter jogando quatro atletas nascidos em 1971 (42 anos) e outros quatro com idade igual ou superior a 47 anos, completados em 2013. “Na categoria livre é livre mesmo, não importa o limite de idade. A inscrição dos times é no valor de R$ 500,00 com direito a um costelão”, informa Maeda.
Sorteio dos grupos  – O congresso técnico para definir os times e o sorteio das chaves e dos jogos já está marcado para a segunda-feira, dia 1º de abril, às 19 horas, na sede social da Associação dos Agrônomos.
Costelão – Os costelões já estão à venda com os organizadores do evento ao preço de R$ 300,00.  O almoço beneficente é um dos destaques do evento, com a previsão de reunir este ano mais de 2 mil pessoas da comunidade e da região de Campo Mourão. “Este evento já virou tradição e vem cumprindo sua finalidade pelo trabalho voluntário de dezenas de pessoas da nossa própria associação e da comunidade. E todos nós ganhamos com isso, organizadores, apoiadores e as entidades beneficiadas com esta ação social. Por isso é que antecipadamente agradecemos a colaboração de todos, seja de maneira direta ou indireta”, considera Luiz Laudelino, o presidente da AEACM.

FUTSAL: Delegada, de Campo Mourão para o Brasil

(Por Diego Reis) Maria Sevulski dos Santos, mourãoense, 54 anos, é a única mulher, até este atual momento, a ser delegada de arbitragem da Federação Paranaense de Futsal (FPFS) e da Liga Nacional de Futsal, a mais importante competição do futsal masculino nacional. Ela também é delegada da Federação Paranaense de Futebol (FPF). Após trabalhar em um escritório, ela se casou com o também árbitro Reinaldo dos Santos.
“Pelo fato do meu esposo (Reinaldo) jogar futebol, comecei a acompanhá-lo, e quando ele parou de jogar e passou a atuar na arbitragem, eu também comecei a trabalhar como anotadora de futsal, para acompanhá-lo, e logo após recebi o convite para ser delegada tanto no futsal como no futebol, nesta modalidade desde quando a ADAP iniciou suas atividades em Campo Mourão, em meados de 2002 ou 2003, equipe esta que já desativou suas atividades em nosso município”, ressalta Maria.
A profissional da arbitragem tem dois filhos, sendo a engenheira civil Danielli, hoje residente em Maringá e o Juliano, chefe de cozinha que atualmente mora em Curitiba. A filha lhe deu um neto, o Gabriel, que hoje tem 7 anos. Os filhos, por sinal, sempre aceitaram na boa, segundo a “mãe”, as profissões tanto da mãe quando do pai. “Eles sempre aceitaram na boa, inclusive quando eles eram ainda crianças, eu sempre os levava comigo”, garante a mãe-delegada.
 
E o apelido “Marlene”
 
 Apesar do nome Maria, muitos a conhecem por “Marlene”, o apelido, que já vem desde o berço, segundo a profissional. “É familiar mesmo, na verdade meu pai queria meu nome como Maria, e minha mãe gostaria que fosse Marlene. Assim, como na hora meu pai me registou ao seu gosto, a mãe continuou a me chamar de Marlene e, enfim, pegou”, conclui sorridente a mulher que hoje é autoridade no futsal e futebol paranaense e brasileiro, orgulhando os mourãoenses.
Por sinal, nesta quarta-feira (13) a caminhada desta atuante profissional continua, pois ela estará trabalhando no jogo entre Cianorte e J. Malucelli, no Estádio Albino Turbay, em Cianorte, às 20h30, pela segunda rodada do segundo turno do Campeonato Paranaense de Futebol 2013.

CHAVE OURO: Campo Mourão faz sequencia de amistosos

Esta semana será de compromissos importantes para a Lojas LM/Casali/Campo Mourão/Fecam. Depois de vencer de virada o Oppnus/Maringá (integrante da Liga Nacional) pelo placar de 2 a 1 na noite da ultima quinta-feira (28), o time mourãoense vai encarar agora o São Lucas/Paranavaí numa sequencia de dois amistosos.  Será a chance de o torcedor ver novamente a nova equipe montada pela A.C.M.F (Associação Campo Mourão Futsal) para representar o município na Chave Ouro deste ano.
O primeiro jogo treino contra os paranavaienses acontece na quarta-feira, dia 6, em Paranavaí (Noroeste do Paraná), e o segundo está marcado para a noite de sábado, dia 09, em Campo Mourão.
Oportunidade para o técnico Marcio Rinaldo fazer os últimos ajustes antes da estreia na Chave Ouro, que acontece no dia 16 de março contra o Foz Cataratas, em Foz do Iguaçu, na tríplice-fronteira.
Para o treinador mourãoense a sequencia de amistosos será fundamental para dar ritmo e consistência aos seus comandados. “Fizemos um bom jogo com Maringá e agora teremos a chance contra Paranavaí, de ajustar a equipe taticamente. Certamente serão mais dois amistosos fortes e bastante proveitosos”, argumenta.

CHAVE OURO: Campo Mourão vence amistoso contra Maringá

A temporada 2013 não poderia ter começado melhor para a Lojas LM/Casali/Campo Mourão/Fecam. Com muita determinação e um pouco de sorte o time mourãoense venceu de virada o Oppnus/Maringá (Integrante da Liga Futsal) pelo placar de 2 a 1 na noite desta quinta-feira (28) em jogo amistoso realizado no ginásio do Lar Paraná, em Campo Mourão.
Bastante movimentada, não faltou emoção na partida disputada intensamente por ambas equipes. Maringá saiu na frente no primeiro tempo, mas sofreu o empate e na sequencia a virada na segunda etapa, para alegria do torcedor e confiança da comissão técnica. “Foi apenas um amistoso e o resultado é o que menos interessa. Mas certamente nos dá tranquilidade para continuar trabalhando forte e moral para o grupo, afinal batemos um dos fortes times do Paraná. Vamos ter com certeza mais confiança para continuar nosso trabalho”, afirma o técnico Marcio Rinaldo.
Sady (foto) e Batata marcaram para o Campo Mourão, que jogou de igual para igual com um dos grandes times do futsal paranaense, na presença de um publico superior ao de muitos jogos na temporada passada, quando a equipe sofreu para se manter na principal divisão do Estado.
A entrada custava um quilo de alimento e o torcedor entendeu o significado da proposta da A.C.M.F – Associação Campo Mourão Futsal –  (responsável pela gestão de equipe) de contribuir com instituições sociais da cidade. “Não fizemos ainda o levantamento, mas imaginamos que arrecadamos hoje um bom volume de alimentos que serão doados para quem realmente precisa”, diz Miguel Abudi, presidente da A.C.M.F.