ESCOLARES: Secretaria define calendário

A Secretaria de Estado do Esporte (SEES) definiu o calendário dos Jogos Escolares do Paraná (JEP’s) 012. A primeira fase regional vai acontecer entre 27 de abril e 3 de maio e a segunda entre 18 e 25 de maio. Todos os 32 núcleos regionais do Estado vão receber a maior competição para estudantes entre 12 e 17 anos do Paraná. A exceção fica por conta da regional de Curitiba, que terá os jogos entre 19 de abril e 24 de maio.

As modalidades coletivas que fazem parte dos JEP’s são basquetebol, voleibol, futsal, handebol e vôlei de praia. As individuais, atletismo, tênis de mesa e xadrez. Todas as disputas na fase regional são nos naipes masculino e feminino e incluem categorias para estudantes de 12 a 14 e de 15 a 17 anos. Os campeões das modalidades coletivas e os campeões e vices das individuais garantem vaga para disputar a fase Macrorregional, que vai acontecer entre 5 e 10 de junho, em 8 sedes: Campo Largo, Pinhão, Dois Vizinhos, São Miguel do Iguaçu, Ubiratã, Cianorte, Ivaiporã e Cornélio Procópio.
Concluída a fase Macrorregional, os 8 campeões (no masculino e feminino, em duas categorias, portanto, 32 equipes), mais os 4 segundos colocados das regiões com mais participantes (16), mais os primeiro, segundo e terceiro colocados em cada modalidade da competição em 2011 (24) e mais o município sede, juntam-se para compor a Fase Final dos JEP’s, que será disputada em Francisco Beltrão (de 12 a 14 anos) entre 22 e 30 de junho e em Toledo (15 a 17 anos), entre os dias 17 e 25 de agosto. O campeão de cada modalidade na fase final ganha o direito de disputar as Olimpíadas Escolares Brasileira, que neste ano vai acontecer em Poços de Caldas (MG) entre 6 e 19 de setembro para estudantes de 12 a 14 anos, e em Cuiabá (MT) entre 25 de novembro e 8 de dezembro para alunos de 15 a 17 anos. As novidades ficam por conta do vôlei de praia, que será adicionado à categoria de 15 a 17 anos e da modalidade de lutas para alunos de 12 a 14 anos.

Márcia Tomadon, coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná, nutre boa expectativa quanto à organização do evento na fase regional. “Muitos dos municípios que vão sediar as fases regionais dos JEP’s já possuem experiência com eventos esportivos, o que nos deixa bastante tranquilos em relação a essa questão”, afirma Márcia. “Teremos algumas mudanças estruturais reservadas para este ano que no nosso modo de ver vão valorizar a competição. Esperamos a participação de 10 mil pessoas na fase final do evento e o nosso principal objetivo é revelar novos atletas paranaenses para que eles possam participar das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, representando bem o Estado do Paraná”, observa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário