ATLETISMO: Mourãoenses nos JEB's


Jeferson
Os atletas Jeferson Alberto dos Santos e Daniel Lucas Geremias, alunos do Colégio Estadual de Campo Mourão, ambos componentes da equipe de atletismo da Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam), foram convocados para representar o Estado do Paraná nos Jogos Escolares da Juventude, competição que acontece entre os dias 5 e 14 de setembro, em Natal (Capital do Rio Grande do Norte). Eles farão uma “dobradinha” participando na prova dos 1.000 metros rasos. Ambos são atletas Talento Olímpico Formador do Paraná (TOP Formador).
Daniel
A presença dos dois atletas na competição nacional foi garantida com a boa participação de ambos na Fase Final dos 60º Jogos Escolares do Paraná (JEPs), realizados no mês passado (julho), em Guarapuava.
TOP Formador – A bolsa TOP Formador, um incentivo do Governo do Estado do Paraná, destina-se a atletas com idade entre 11 e 14 anos que estejam estudando em escolas públicas e participem de competições
Jogos Escolares da Juventude - Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes.
Em 2013, o evento mudou de nome: passou de Olimpíadas Escolares a Jogos Escolares da Juventude. A nova designação foi em atendimento à solicitação do Comitê Olímpico Internacional (COI), que quer preservar o uso de expressões com o termo “Olimpíadas”, que é uma propriedade do COI.
O evento é realizado em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Na primeira, são disputadas 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez, além de lutas, que entrou para o programa em 2012. A de 15 a 17 anos conta também com 13, mas há diferenças: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez, além de vôlei de praia, que entrou para o programa em 2012, e de lutas, que passa a fazer parte em 2013. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com atividades culturais e educativas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário